Edital Nº 1566/2024
EDITAL Nº 1566/2024
PROCESSO SELETIVO PARA CHAMAMENTO E SELEÇÃO DE FORMADOR INTERNO DE AÇÕES EDUCACIONAIS PRESENCIAIS E II CURSO OFICIAL DE FORMAÇÃO INICIAL PARA JUIZ SUBSTITUTO, OFERTADO PELA ESCOLA JUDICIAL DO PARANÁ - EJUD-PR
PREÂMBULO - O Diretor da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná
- EJUD-PR, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura do edital de chamamento e seleção de docentes, para o exercício das atividades de formador de ações educacionais presenciais do II Curso Oficial de Formação Inicial para Juiz Substituto, nos termos do Decreto Judiciário nº 350/2021, Resolução ENFAM nº 2 de 8 de Junho de 2016 e Lei Complementar nº 35/1979.
1. DO OBJETO (DISPOSIÇÕES GERAIS)
1.1 O objeto do presente procedimento consiste na seleção de formadores internos do “II Curso Oficial de Formação Inicial para Juiz Substituto a ser ofertado pela EJUD-PR”, com carga horária de no mínimo 480 (quatrocentos e oitenta) horas, previsto para ocorrer, de setembro a dezembro de 2024 (primeira turma), na sede da Escola Judicial do Paraná e unidades judiciárias selecionadas para as atividades de prática supervisionada, na Comarca da Região Metropolitana de Curitiba.
1.2 Este processo seletivo é destinado aos magistrados e magistradas deste Poder Judiciário do Estado do Paraná, os quais poderão atuar no módulo local e/ou atividades práticas supervisionadas, nos termos do art. 19 da Resolução ENFAM nº 02/2016, com fundamento Decreto Judiciário 350/2021.
1.3 Este edital terá validade 12 (doze) meses a contar da sua publicação no Diário da Justiça Eletrônico, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.
1.4 Os direitos autorais dos conteúdos e materiais produzidos pelo docente, assim como o uso da imagem e voz contidos nas gravações de aulas e nos materiais didáticos audiovisuais, deverão ser cedidos, sem exclusividade, total e definitivamente, à EJUD-PR, para a finalidade específica de utilização em programas de formação e aperfeiçoamento, na forma do art. 15 do Decreto Judiciário nº 350/2021.
2. DESCRIÇÃO DO CURSO
2.1 O Curso Oficial de Formação Inicial é obrigatório, na modalidade presencial, constituindo etapa do processo de vitaliciamento do magistrado e magistrada, com base no art. 17 da Resolução ENFAM nº 02/2016.
2.2 O conteúdo programático mínimo do módulo local do Curso Oficial de Formação Inicial será composto pelos seguintes módulos temáticos, conforme Anexo II da Resolução ENFAM 02/2016 e Anexo I - Conteúdo Programático do Módulo Local.
Módulo Temático I - A Gestão da Atividade Judiciária (administração da atividade judiciária, gestão processual, de pessoas, de materiais e de resultados) |
Módulo Temático II - Tecnologia da Informação e das Comunicações e suas ferramentas para Gestão da Atividade judicante |
Módulo Temático III (a) - Técnica dos atos judiciais. Elaboração de decisões e sentenças e realização de audiências (com foco na área cível). |
Módulo Temático III (b) - Técnica dos atos judiciais. Elaboração de decisões e sentenças e realização de audiências (com foco na área criminal). |
Módulo Temático IV - Ética e deontologia da magistratura; |
Módulo Temático V - Filosofia do Direito e sociologia jurídica; |
Módulo Temático VI - Hermenêutica e argumentação jurídica; |
Módulo Temático VII - Liderança, relações interpessoais e interinstitucionais e gerenciamento de riscos e crises; |
Módulo Temático VIII - Relacionamento com os meios de comunicação de massa e uso de redes sociais; |
Módulo Temático IX - Métodos consensuais de resolução de conflitos, processos autocompositivos e psicologia judiciária; |
Módulo Temático X - Impacto social, econômico e ambiental das decisões judiciais e a proteção do vulnerável; |
Módulo Temático XI - Direitos humanos; |
Módulo Temático XII - Demandas repetitivas e grandes litigantes; |
Módulo Temático XIII - Direitos fundamentais e seguridade social; |
Módulo Temático XIV - O juiz e os serviços extrajudiciais |
Módulo Temático XV - Prática supervisionada |
Itens | Pontos | Pontuação Máxima | |
Formação acadêmica (será considerada apenas a de maior pontuação) | Doutorado | 05 | 05 |
Mestrado | 04 | ||
Especialização | 03 | ||
Experiência Docente | Atuação como Formador ou Tutor em curso para magistrados credenciado pela ENFAM | 05 (cada curso) | 15 |
Experiência em Magistério Superior | 05 (cada ano de experiência) | 15 | |
Atuação como Orientador de Prática Jurisdicional. | 05 (cada curso) | 15 | |
Cursos de Formação de Formadores FOFO | Formação de Formadores N1M1 | 10 pontos | 10 |
Formação de Formadores N1M2 | 10 pontos | 10 | |
Formação de Formadores N1M3 | 10 pontos | 10 | |
Pontuação Máxima | 80 |
Módulo I | A Gestão da Atividade Judiciária (administração da atividade |
| judiciária, gestão processual, de pessoas, de materiais e de resultados) |
Ementa | ADMINISTRAÇÃO DA ATIVIDADE JUDICIÁRIA. SOCIOLOGIA JUDICIÁRIA. TRANSPARÊNCIA INSTITUCIONAL. MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO. GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DOCUMENTAL. GESTÃO DE SERVENTIAS. GESTÃO DE PESSOAS, DE MATERIAIS E DE RESULTADOS NO TRABALHO. REFLEXOS DAS PREMISSAS FUNDAMENTAIS, VALORES E PRINCÍPIOS DO NOVO CPC NA GESTÃO CARTORÁRIA E NA ELABORAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS DAS RESPECTIVAS UNIDADES JUDICIÁRIAS: O IMPACTO NA ORGANIZAÇÃO, NO PLANEJAMENTO, NA ELEIÇÃO DE METAS E PRIORID ADES. ADMINISTRAÇÃO JUDICIÁRIA SOB A ÓTICA PROCESSUAL. O CALENDÁRIO E O NEGÓCIO PROCESSUAL NA GESTÃO DOS TRABALHOS JUDICIAIS. ADMINISTRAÇÃO JUDICIÁRIA E CONSENSUALIDADE. A HARMONIZAÇÃO DOS CONCEITOS DE SIMPLICIDADE E MOTIVAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS. CONCEITOS E MODELOS DE PROVISÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E ANÁLISE CRÍTICA. GESTÃO DE CUSTOS. MECANISMOS ORÇAMENTÁRIOS DE CUSTEIO, INVESTIMENTOS E PESSOAL. RECURSOS PÚBLICOS E DIRECIONAMENTO DE GASTOS. ORÇAMENTO PÚBLICO COMO FENÔMENO MULTIFACETADO E COMO COMPONENTE DE UMA POLÍTICA DE GESTÃO PÚBLICA. AUTONOMIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DO PODER JUDICIÁRIO. NOÇÕES DE GESTÃO DA UNIDADE, DE EQUIPES E PROCESSOS. METAS DO CNJ. PLANEJAMENTO E ALINHAMENTO DAS METAS. REUNIÕES PRODUTIVAS. DAR E RECEBER FEEDBACK. |
Objetivo Geral | Aplicar os princípios da administração judiciária, utilizando-se de ferramentas, técnicas e adequados instrumentos de administração na gestão da unidade judiciária, de modo a contribuir para uma prestação judicial eficiente e célere. |
Módulo II | Tecnologia da Informação e das Comunicações e suas ferramentas para Gestão da Atividade judicante |
Oficinas | Oficinas de prática nas ferramentas de TI - Oficinas TI e,2,3 e 4 intercaladas durante o curso |
EMENTA | PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO- FUNCIONALIDADE - TRIAGEM PROCESSOS - ORGANIZAÇÃO DE PROCESSOS POR CATEGORIAS - AGRUPADORES PROCESSUAIS -GESTÃO -SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO - AUDIÊNCIAS VIRTUAIS- ATOS CONCERTADOS VIA SISTEMA TEAMS - INTIMAÇÕES E CITAÇÕES POR MEIO ELETRÔNICO- SISTEMAS EXTERNOS- ASPECTOS GERAIS - SISBAJUD- RENAJUD- INFOJUD- INFOSEG- SIL- CHAVE- COPEL- CNIB- MALOTE DIGITAL. |
Objetivo Geral | Empregar os sistemas integrados de tecnologia e comunicação disponíveis no TJPR, fazendo uso das ferramentas da tecnologia da informação no desempenho cotidiano das atividades judicantes e gerenciais e utilizando adequadamente as vias de comunicação da instituição, para um maior dinamismo e celeridade ao cumprimento de decisões e melhor prestação da jurisdição. |
Módulo III (a) | Módulo III (a) - Área Cível - Técnicas dos atos judiciais. Elaboração de decisões e sentenças e realização de audiências, para uma gestão eficiente dos processos. |
Ementa | A POSIÇÃO DO JUIZ NA REALIZAÇÃO DOS ATOS PROCESSUAIS. A IMPARCIALIDADE, ALIADA AO IMPULSO PROCESSUAL. DESPACHOS COM CONTEÚDO DE IMPULSIONAMENTO DO FEITO. A PRESIDÊNCIA DE AUDIÊNCIAS. O PAPEL DO JUIZ ENQUANTO GATEKEEPER. O DESENVOLVIMENTO DO ATO PROCESSUAL. PROCEDIMENTOS COMUM E ESPECIAIS, PREVISTOS OU NÃO NA LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR. A COMPREENSÃO PROBATÓRIA. A LEITURA E RELEITURA DE FATOS. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA PSICOLOGIA DO TESTEMUNHO. MOTIVAÇÕES, SOBRETUDO PROBATÓRIAS, COMPATIBILIZADAS COM O TEMA DA PSICOLOGIA DO TESTEMUNHO. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS METODOLOGIAS DE INQUIRIÇÃO. VALORAÇÃO PROBATÓRIA. PARADIGMA CONSTRUTIVISTA; A TEORIA DO MONITORAMENTO DA FONTE; TEORIA DO TRAÇO DIFUSO. A FINALIZAÇÃO DO ATO PROCESSUAL. INCIDENTES OCORRIDOS EM AUDIÊNCIA. |
Objetivo Geral | Realizar audiências e elaborar as principais decisões/despachos judiciais na área cível, tais como decisões nas fases e sentenças, com rapidez, eficiência e segurança, prezando pela atitude humanista com o jurisdicionado e a ética com advogados, membros do MP e servidores. |
Módulo III (b) | Módulo III (B) - Área Criminal - Técnica dos atos judiciais. Elaboração de decisões e sentenças e realização de audiências para uma gestão eficiente dos processos. |
Ementa | PRÁTICA CRIMINAL - TÉCNICA DE ATOS JUDICIAIS - ELABORAÇÃO DE DECISÕES E SENTENÇAS - REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIAS CRIMINAIS |
Objetivo Geral | Realizar audiências e elaborar as principais decisões judiciais na área criminal, tais como decisões nas fases investigativa e processual e sentenças, com rapidez, eficiência e segurança, prezando pela atitude humanista com o jurisdicionado e a ética com advogados, membros do MP e servidores. |
Módulo IV | ÉTICA E DEONTOLOGIA DA MAGISTRATURA |
Ementa | HUMANISMO COMO PRESSUPOSTO DA ÉTICA: O PROBLEMA DO HOMEM E SUA CENTRALIDADE. ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA E SEU MÉTODO. FENÔMENOS DA ABERTURA, LIBERDADE E LINGUAGEM. INTERSUBJETIVIDADE, RECONHECIMENTO RECÍPROCO, ALTERIDADE E DIGNIDADE HUMANA. ÉTICA, MORAL E DEONTOLOGIA: ETIMOLOGIA, DEFINIÇÃO, RELAÇÃO, DIFERENÇAS E ALCANCE. FENOMENOLOGIA DO ETHOS. UNIVERSALIDADE E PROBLEMA DA RELATIVIZAÇÃO DA ÉTICA. PARADIGMAS OCIDENTAIS DA ÉTICA E PRINCIPAIS FORMULAÇÕES DELES DERIVADAS. O AGIR ÉTICO COMO CONSTRUÇÃO DA PERSONALIDADE MORAL: EXERCÍCIO DAS VIRTUDES. O JUIZ E SEU AGIR ÉTICO NA RELAÇÃO COM O OUTRO E NO ATO DE JULGAR. PERSPECTIVA ÉTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM JUSTO PROCESSO E DE UMA JUSTA DECISÃO. RELACIONAMENTO DO MAGISTRADO COM OUTROS MAGISTRADOS, AS PARTES, O AGENTE DO MINISTÉRIO PÚBLICO, O ADVOGADO PÚBLICO, O DEFENSOR PÚBLICO E OS ADVOGADOS. IMPEDIMENTOS E SUSPEIÇÃO DO MAGISTRADO NO PROCESSO CIVIL (ARTS. 144 E 145 DO NOVO CPC) E NO PROCESSO PENAL. RELACIONAMENTO DO MAGISTRADO COM AS MÍDIAS SOCIAIS. ÉTICA DO MAGISTRADO NA VIDA PRIVADA E NAS REDES SOCIAIS. USO PRIVADO DAS REDES SOCIAIS PELO MAGISTRADO, SEUS AMIGOS E |
| FAMILIARES. |
Objetivo Geral do Módulo | Aplicar eticamente princípios e regras jurídicas em conformidade com os preceitos constitucionais e os valores do Estado Democrático de Direito no exercício da magistratura e na vida privada. |
Módulo V | Filosofia do direito e sociologia jurídica. |
Ementa | FILOSOFIA DO DIREITO. DIREITO E MORAL. LÓGICA E DIREITO. AXIOLOGIA E DIREITO. SILOGISMO. OBJETIVIDADE CIENTÍFICA E O POSITIVISMO. OBJETIVIDADE E SUBJETIVIDADE JURÍDICA. SOCIOLOGIA JURÍDICA. DIREITO NA SOCIEDADE. PLURALIDADE JURÍDICA E SOCIAL. RELAÇÃO ENTRE DIREITO, MUDANÇAS SOCIAIS E TRANSFORMAÇÃO DOS COSTUMES. SOCIEDADE DE RISCOS E MODERNIDADE REFLEXIVA. VISÃO HUMANÍSTICA, CRÍTICA E ÉTICA DO FENÔMENO JURÍDICO. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DAS TEORIAS DA JUSTIÇA. MOTIVAÇÕES COMPATIBILIZADAS COM O TEMA DA JUSTIÇA. METODOLOGIA DE INSERÇÃO DAS TEORIAS DA JUSTIÇA NO AMBIENTE DECISÓRIO. APROXIMAÇÕES DAS TEORIAS DA JUSTIÇA COM MODELOS DE DECISÕES MORAIS. TEORIAS PROCEDIMENTAIS E DE FUNDO AXIOLÓGICO: IMPORTÂNCIA DA DISTINÇÃO. TEORIAS EM ESPÉCIE: POSITIVISMO E VARIAÇÕES: POSITIVISMO INCLUSIVO, EXCLUSIVO, ÉTICO, LÓGICO, METODOLÓGICO. PÓS-POSITIVISMO: SURGIMENTO, TEORIAS PREDOMINANTES E AUTORES DE REFERÊNCIA. TEORIAS UTILITÁRIAS E LIBERTÁRIAS. |
Objetivo Geral | Contribuir ao aperfeiçoamento da motivação das decisões judiciais, estruturação da argumentação jurídico-decisória e formatação do Estado Democrático de Direito a partir de uma visão calcada nas teorias inerentes à filosofia e sociologia jurídicas. |
Módulo VI | Hermenêutica e argumentação jurídica. |
Ementa | HERMENÊUTICA JURÍDICA. PERSPECTIVA DESCRITIVA E PRESCRITIVA. O SISTEMA JURÍDICO. TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA COMO INSTRUMENTO DE INTERPRETAÇÃO. TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DE OPERACIONALIZAÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA NA DECISÃO JUDICIAL. HERMENÊUTICA FILOSÓFICA E INTERPRETAÇÃO JURÍDICA. LITERATURA E DIREITO. CONTEXTO DA JUSTIFICAÇÃO E DA DESCOBERTA. PRINCÍPIOS DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: IMPARCIALIDADE ARGUMENTATIVA, HONESTIDADE ARGUMENTATIVA, COERÊNCIA E CONSISTÊNCIA. MODELOS ARGUMENTATIVOS. TÉCNICAS PARA TOMADA DE DECISÃO INTER E TRANSDISCIPLINARES: PSICOLOGIA COGNITIVA E DO TESTEMUNHO, ECONOMIA COMPORTAMENTAL, NEUROCIÊNCIAS E AFINS. TEORIA DO SILOGISMO. PRINCIPAIS ESCOLAS DO PENSAMENTO JURÍDICO. ARGUMENTAÇÃO POR DEDUÇÃO - O SILOGISMO E SEUS LIMITES. ARGUMENTAÇÃO CONSEQUENCIALISTA, DE COESÃO E COERÊNCIA. DIREITO E MORAL - PRINCÍPIOS E LEI. |
Objetivo Geral | Decidir, abordando aspectos atinentes à hermenêutica e argumentação na fundamentação, contribuindo ao aperfeiçoamento da motivação das decisões judiciais, à estruturação da argumentação jurídico-decisória, refletindo sobre as estratégias lógico-argumentativas usadas nessas decisões e sobre a formatação do Estado Democrático de Direito. |
Módulo VII | Liderança, Relações Interpessoais e Interinstitucionais e Gerenciamento de Riscos e Crises |
Ementa | RELACIONAMENTO EM AMBIENTES CORPORATIVOS E INSTITUCIONAIS; ATUAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS. DEMANDAS FUNDADAS EM CONFIANÇA E COMPROMETIMENTO NO ÂMBITO DAS RELAÇÕES INTERNAS COM OS SERVIDORES E AGENTES PÚBLICOS DO PODER JUDICIÁRIO QUANTO DAQUELAS QUE O ESTADO-JUIZ MANTÉM COM O JURISDICIONADO E OUTRAS INSTITUIÇÕES. HABILIDADES SOCIAIS, HABILIDADES DECISÓRIAS (LIDERANÇA), HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO, PARA INTEGRAÇÃO E COOPERAÇÃO EM AMBIENTES DE TRABALHO. MODELOS CONTEMPORÂNEOS DE GESTÃO DE PESSOAS PARA DESCOBRIR LIDERANÇAS E DEMOCRATIZAR AS RELAÇÕES SOCIAIS. HABILIDADES DECISÓRIAS: RAZÃO, VISÃO E INTUIÇÃO COMO RECURSOS DE LIDERANÇA; HABILIDADES INTERPESSOAIS; GESTÃO DA INFLUÊNCIA E DO PODER. HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE E A IMPRENSA. RELACIONAMENTO COM OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA. FORMAS DE RELAÇÕES DO PODER JUDICIÁRIO COM OS DEMAIS PODERES, A SOCIEDADE ORGANIZADA, A IMPRENSA, AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E DE MERCADO E OS USUÁRIOS DO SERVIÇO PÚBLICO. OS SISTEMAS DE SEGURANÇA DO PODER JUDICIÁRIO. GERENCIAMENTO DE RISCOS E CRISES; COMO LIDAR COM UMA CRISE E GERENCIAR O RISCO NO COTIDIANO DO MAGISTRADO (NA CONDUÇÃO DOS PROCESSOS, NAS AUDIÊNCIAS QUE DIRIGE, NA ADMINISTRAÇÃO DA VARA E NA GESTÃO DO PESSOAL DE APOIO). SEGURANÇA PESSOAL E INSTITUCIONAL; DIRETORIA-GERAL DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL, SUA ESTRUTURA E SERVIÇOS; SEGURANÇA PATRIMONIAL: O JUIZ COMO DIRETOR DE FÓRUM E SUAS RESPONSABILIDADES NA SEGURANÇA. GESTÃO DA INFLUÊNCIA E DO PODER. CRIME ORGANIZADO; ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS, MILÍCIAS, ASSOCIAÇÕES E QUADRILHAS: TRATAMENTO BRASILEIRO PARA AS ESTRUTURAS COLETIVAS DELITIVAS. LEGISLAÇÕES E NORMAS PERTINENTES À MATÉRIA, DIREÇÃO DEFENSIVA E EVASIVA, PROGRAMA DE DEFESA PESSOAL E PRIMEIROS SOCORROS. |
Objetivo Geral | Atuar e gerir ações estratégicas e de planejamento para o enfrentamento de situações de risco e crises de forma crítica, transformadora e que exijam atuação participativa para preservar a segurança organizacional, colaborando com a construção de uma cultura de paz. |
Módulo VII I | Relacionamento com os meios de comunicação de massa e uso de redes sociais. |
Ementa | FENÔMENOS DE COMUNICAÇÃO E O SIGNIFICADO SOCIAL DA DIVULGAÇÃO DE DECISÕES EMANADAS DO PODER JUDICIÁRIO. CANAIS DE COMUNICAÇÃO DO TJPR E O PAPEL DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO. NORMAS DE COMUNICAÇÃO EXTERNA DO TJPR. O JUIZ E A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. RELACIONAMENTO DO MAGISTRADO COM AS REDES SOCIAIS. LINGUAGEM PARA COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE POR MEIO DA IMPRENSA. TREINAMENTO DE MÍDIA/MEDIA TRAINING. |
Objetivo Geral | Estabelecer um adequado relacionamento com os meios de comunicação, utilizando com segurança as diversas mídias e as redes sociais, em conformidade com a política de comunicação adotada pelo Poder Judiciário. |
Módulo IX | Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, Processo Autocompositivos e Psicologia Judiciária |
Ementa | INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS MEIOS CONSENSUAIS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS. ORIGEM E PILARES DA POLÍTICA JUDICIÁRIA NACIONAL DE TRATAMENTO ADEQUADO DE CONFLITOS. REDIMENSIONAMENTO DO PAPEL DO JUIZ. SISTEMA JUDICIAL MULTIPORTAS. GESTÃO INOVADORA NA CONDUÇÃO DE PROCESSOS POR MÉTODOS CONSENSUAIS COM ATENÇÃO AO SER HUMANO E SEUS RELACIONAMENTOS NO CONTEXTO DA COMUNIDADE, AOS VALORES DA JUSTIÇA, A HARMONIA SOCIAL, A PERSPECTIVA ÉTICA E A SATISFAÇÃO DO USUÁRIO COMO INDICADOR DE QUALIDADE E EFETIVIDADE NA ATIVIDADE JURISDICIONAL. PRINCÍPIOS, ESCOLAS, TEORIAS, TÉCNICAS E FERRAMENTAS APLICÁVEIS AOS PROCESSOS CONSENSUAIS. GERENCIAMENTO DE PROCESSOS. DESENHO DE SISTEMA DE DISPUTAS (DSD). DISTINÇÕES ENTRE NEGOCIAÇÃO, MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO. PERFIL DO TERCEIRO FACILITADOR. INCENTIVO E APERFEIÇOAMENTO DOS MÉTODOS CONSENSUAIS DE RESOLUÇÃO E PREVENÇÃO DE CONFLITOS. PROCESSO HETEROCOMPOSITIVO E AUTOCOMPOSITIVO, SESSÕES, AUDIÊNCIAS E REUNIÕES DE CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO. QUALIDADES SOCIAIS, AMBIENTAIS, TÉCNICAS E ÉTICAS DOS PROCESSOS AUTOCOMPOSITIVOS. CAPACITAÇÃO, INSCRIÇÃO E REGISTO DE MEDIADORES E CONCILIADORES NOS TRIBUNAIS. CONFIDENCIALIDADE, PROCESSO JUSTO E DECISÃO INFORMADA. ARBITRAGEM, CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO E NOVAS POSSIBILIDADES DE RESOLUÇÃO ADEQUADA DE CONFLITOS. MOVIMENTO PERMANENTE PELA CONCILIAÇÃO. SISTEMAS ADEQUADOS PARA ADMINISTRAÇÃO E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. JUSTIÇA RESTAURATIVA. DIRETRIZES DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. PSICOLOGIA JUDICIÁRIA. ABORDAGEM DE CASOS CONCRETOS ENVOLVENDO PARÂMETROS E CONCEITOS DA PSICOLOGIA JUDICIÁRIA NO DIREITO DE FAMÍLIA, NO DIREITO PENAL E NA CRIMINOLOGIA, NO DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, ETC. PERSPECTIVAS GERAIS SOBRE TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE E VIOLÊNCIA. ELEMENTOS FORMATIVOS DE LAUDOS E PARECERES PSICOLÓGICOS. O ESTUDO SOCIAL, O ESTUDO PSICOLÓGICO, O ESTUDO PSICOSSOCIAL DE FATOS E ATOS INTERSUBJETIVOS. AS FORMAS DE ENCAMINHAMENTO PARA INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL. |
Objetivo Geral | Aplicar e fomentar e gerir a aplicação dos métodos consensuais de solução de conflitos em juízo e fora dele, utilizando-se das técnicas adequadas para solução dos conflitos, à luz do novo papel do juiz como gestor de centros judiciários de solução consensual de conflitos (CEJUSC). |
Módulo X | IMPACTO SOCIAL, ECONÔMICO E AMBIENTAL DAS DECISÕES JUDICIAIS E A PROTEÇÃO DO VULNERÁVEL |
Ementa | ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO. REPERCUSSÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS. IMPACTOS SOCIAIS. DEMANDAS COMPLEXAS. POLÍTICAS PÚBLICAS. PROCESSOS ESTRUTURANTES. DIREITOS FUNDAMENTAIS. CIDADÃOS VULNERÁVEIS. ESTATUTO DO IDOSO. LEI MARIA DA PENHA. ESTATUTO DAS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA. INTERDIÇÃO. PROCEDIMENTO. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. CRIANÇA E ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE RISCO. AUDIÊNCIAS CONCENTRADAS. FAMÍLIA EXTENSA. ADOLESCENTE INFRATOR. |
| MEDIDA DE INTERNAÇÃO PROVISÓRIA. PROCEDIMENTOS. ASPECTOS PRÁTICOS. |
Objetivo Geral | Fundamentar adequadamente as decisões em casos de grande repercussão econômica, social, ambiental ou que envolvam a proteção de vulneráveis, avaliando as situações peculiares que exigem a reflexão do magistrado, a respeito da repercussão de suas decisões e a garantia dos direitos fundamentais. |
Modulo XI | Direitos Humanos. |
Ementa | TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. DIREITOS HUMANOS: HISTÓRIA, FONTES E FORMAÇÃO. TRATADOS INTERNACIONAIS E FUNÇÃO DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS. INVESTIGAÇÃO DE VIOLAÇÕES (NACIONAL E INTERNACIONAL). DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS E AS ORDENS JURÍDICAS NACIONAIS. O CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE. A INTERNALIZAÇÃO DOS TRATADOS. JURISDIÇÃO UNIVERSAL. SOBERANIA E IMUNIDADES. SEGURANÇA NACIONAL, CONFLITO ARMADO, TERRORISMO E DIREITOS HUMANOS. |
Objetivo Geral | Aplicar os Direitos Humanos no âmbito interno mediante o conhecimento das normas internacionais, reconhecendo tal atuação como um dever decorrente da jurisdição, cuja inobservância desampara a cidadania e sujeita o Brasil a possível responsabilização internacional. |
Módulo XII | DEMANDAS REPETITIVAS E GRANDES LITIGANTES |
Ementa | DEMANDAS REPETITIVAS- AÇÕES DE MASSA- AÇÕES PREDATÓRIAS- PRECEDENTES NO CPC-SÚMULAS VINCULANTES- INCIDENTE DE ASSUNÇÃO DE COMPETÊNCIA- SÚMULAS DO STF E DO STJ- IRDR- ASPECTOS GERAIS - INCIDENTE DE RECURSO ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO REPETITIVOS- TUTELA COLETIVA- GESTÃO PROCESSUAL - DEMANDAS DE MASSA E REPETITIVAS- NÚCLEO DE GERENCIAMENTO DE PRECEDENTES - NUCLEO DE AÇÕES COLETIVAS- RESOLUÇÕES DO CNJ- NÚCLEO DE MONITORAMENTO DO PERFIL DE DEMANDAS (NUMOPEDE). |
Objetivo Geral | Decidir demandas repetitivas e de massa por meio da implementação de gestão processual que racionalize a realização dos julgamentos, mediante integração com os núcleos do Tribunal de Justiça com atribuições para o gerenciamento de precedentes e de ações coletivas que versam sobre matérias repetitivas e de massa, bem como previnem a proliferação de demandas predatórias ou fraudulentas. |
Módulo XIII | Direitos Fundamentais e Seguridade Social |
Ementa | DIREITOS FUNDAMENTAIS NA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. DIREITOS FUNDAMENTAIS SOCIAIS E SUA REAL APLICABILIDADE. MODELO CONSTITUCIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL. MODELO DE REGULAÇÃO DOS DIREITOS CONSTITUCIONAIS DE SEGURIDADE SOCIAL. MODELO DE FINANCIAMENTO E DE ARTICULAÇÃO ENTRE SEGURIDADE SOCIAL E RELAÇÕES DE TRABALHO. O SISTEMA BRASILEIRO DE DIREITOS A PRESTAÇÕES DE SEGURIDADE SOCIAL NAS ÁREAS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL, ASSISTÊNCIA SOCIAL E SAÚDE. SIGNIFICADO ATUAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS PREVIDENCIÁRIOS: ÂMBITO DE PROTEÇÃO. A EFICIÊNCIA PROTETIVA DOS ATUAIS MECANISMOS E DESENHOS |
| INSTITUCIONAIS DE PROTEÇÃO: MEIOS DE PROTEÇÃO. OS PERENES E NOVOS DESAFIOS PARA A REALIZAÇÃO EFETIVA DESSES DIREITOS EM CENÁRIO DE CRISE ECONÔMICA E DE MUDANÇAS NA ECONOMIA E NO TRABALHO: PROTEÇÃO PROGRESSIVA E MELHOR UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DISPONÍVEIS. |
Objetivo Geral do Módulo | Aplicar as regras legais para a concessão dos benefícios nos regimes previdenciários e as regras legais e jurisprudenciais para a determinação do fornecimento de medicamentos e tratamentos de saúde. |
Módulo XIV | O JUIZ E OS SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS |
Ementa | OS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTRO NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO. CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS DA ATUAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO. AS CORREGEDORIAS-GERAIS DA JUSTIÇA. A CORREGEDORIA NACIONAL DE JUSTIÇA. TABELIONATO DE PROTESTO NO BRASIL. O REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS. A IMPORTÂNCIA DO REGISTRO DE NASCIMENTO E A REALIDADE DO SUB-REGISTRO. PLANO NACIONAL DE ERRADICAÇÃO DO SUB- REGISTRO. TABELIONATO DE NOTAS E OS NOVOS ATOS PRATICADOS, EM ESPECIAL A DESAPROPRIAÇÃO (NCPC). ATA NOTARIAL. ESCRITURA DE DECLARAÇÕES. O REGISTO DE IMÓVEIS. ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE REGISTRO DE IMÓVEIS. ESTRUTURA JURÍDICA DOS SERVIÇOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS. PRINCÍPIOS REGISTRAIS. OS DEVERES E A RESPONSABILIDADE CIVIL, ADMINISTRATIVA E PENAL DOS REGISTRADORES E NOTÁRIOS. FISCALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS. PRÁTICAS CORRECIONAIS NO SERVIÇO EXTRAJUDICIAL. ASPECTOS COMUNS E PARTICULARIDADES DOS SERVIÇOS REGISTRAIS E NOTARIAS. |
Objetivo Geral do Módulo | Aplicar conhecimentos teóricos e práticos básicos para o exercício da função de juiz corregedor permanente do foro extrajudicial. |
Módulo XV | Módulo de Prática Supervisionada e Oficinas. |
Ementa | OFICINAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. OFICINA DE INSPEÇÃO EXTRAJUDICIAL. VISITAS TÉCNICAS NO SISTEMA CARCERÁRIO PARANAENSE E CASA DA MULHER BRASILEIRA. PRÁTICA EM VARA CÍVEL.PRÁTICA EM VARA CRIMINAL. PRÁTICA EM VARA DO TRIBUNAL DO JÚRI. PRÁTICA EM VARA DA FAMÍLIA. PRÁTICA EM JUIZADOS ESPECIAIS. PRÁTICA EM VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE. PRÁTICA EM VARA DA FAZENDA PÚBLICA. PRÁTICA EM VARA DE CUSTÓDIA. |
Objetivo Geral | Exercer a atividade judicante por meio de práticas de elaboração de despachos, decisões e sentenças, acompanhamento de audiências, atendimento a partes, advogados e MPPR. |
( ) | não ter atuado, no presente ano, como docente exercendo a função acima indicada em ações educacionais promovidas pela Administração Pública. |
( ) | ter atuado, no presente ano, como docente exercendo a função acima indicada em ações educacionais promovidas pela Administração Pública, mediante remuneração, em um total inferior a 120 horas-aula. |
( ) | ter atuado, no presente ano, como docente exercendo a função acima indicada em ações educacionais promovidas pela Administração Pública, mediante remuneração, em um total equivalente ou superior a 120 horas-aula. |
Nº | Instituição | Curso | Carga Horária |
1 | | | |
2 | | | |
3 | | | |
4 | | | |
| TOTAL | | |
Curitiba, 29/05/2024.
RAMON DE MEDEIROS NOGUEIRA