SELEÇÃO DE DECISÕES

 Selecionar Todos     Imprimir  Imprimir Selecionados

195ms
DOCUMENTO 1
 
Integra Integra do Acórdão Integra Ementa pré-formatada para citação PDF assinado  Imprimir/salvar (selecionar)
Verifique os documentos vinculados (clique para abrí-los):
Processo:
1746917-1
(Acórdão)
Segredo de Justiça: Não
Relator(a): Luis Carlos Xavier
Desembargador
Órgão Julgador: Órgão Especial
Comarca: Curitiba
Data do Julgamento: Mon Feb 18 18:00:00 BRT 2019
Fonte/Data da Publicação: DJ: 2449 Thu Mar 07 00:00:00 BRT 2019

Ementa

DECISÃO: ACORDAM os Senhores Desembargadores integrantes do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, por unanimidade de votos, em julgar procedente a ação, nos termos do voto relator. EMENTA: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - RESOLUÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE UMUARAMA/PR - CRIAÇÃO DOS CARGOS EM COMISSÃO DE ASSESSOR ESPECIAL, ASSESSOR ADMINISTRATIVO, ASSESSOR DAS COMISSÕES E DA MESA DIRETORA E SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DE BENS PATRIMONIAIS - CARGOS CUJO CONJUNTO DE ATRIBUIÇÕES NÃO COMPREENDEM FUNÇÕES DE CHEFIA, DIREÇÃO OU ASSESSORAMENTO - ATRIBUIÇÕES GENÉRICAS, INESPECÍFICAS E DOTADAS DE CARÁTER EMINENTEMENTE TÉCNICO- BUROCRÁTICO - INEXISTÊNCIA DE EXCEPCIONAL RELAÇÃO DE CONFIANÇA ENTRE A AUTORIDADE NOMEANTE E O NOMEADO - OFENSA AO ARTIGO 27, INCISOS II E IV, DA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ - INCONSTITUCIONALIDADE MATERIAL CARACTERIZADA - RESOLUÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE UMUARAMA - CRIAÇÃO DA FUNÇÃO GRATIFICADA DE CONTROLADOR INTERNO - 2ATRIBUIÇÃO PARA EXAMINAR AS CONTAS PRESTADAS ANUALMENTE PELO PREFEITO MUNICIPAL - ARTIGO 18, CAPUT E § 1º, DA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ - CONTROLE EXTERNO DO PODER EXECUTIVO É EXERCIDO, COM EXCLUSIVIDADE, PELA CÂMARA MUNICIPAL, MEDIANTE O AUXÍLIO DO TRIBUNAL DE CONTAS ESTADUAL - DISPOSITIVO QUE SÓ PODE SER CONSIDERADO CONSTITUCIONAL SE COMPREENDIDO À LUZ DO CARÁTER MERAMENTE OPINATIVO E NÃO VINCULANTE DAS MANIFESTAÇÕES DO CONTROLADOR INTERNO - APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE INTERPRETAÇÃO CONFORME COM FORMA DE RESGUARDAR A PRESUNÇÃO DE CONSTITUCIONALIDADE DAS LEIS E PRESERVAR O SENTIDO ÚTIL DO ATO NORMATIVO IMPUGNADO - PEDIDO JULGADO PROCEDENTE.1. O acesso a cargos ou empregos públicos tem como regra basilar a necessidade de prévia aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, respeitada a ordem de classificação, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão.2. Ao excepcionar a regra do concurso público, o constituinte estadual estabeleceu que os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.3. Fere o regime constitucional de acesso a cargos públicos disposições normativas que criam cargos em comissão, mas, ao atribuir-lhes funções genéricas, inespecíficas e de caráter 3eminentemente técnico-burocrático, inviabilizam a aferição de sua compatibilidade com os requisitos constitucionais.Afronta, igualmente, o texto constitucional, a criação de cargos em comissão que prescindam de relação de confiança extraordinária entre a autoridade nomeante e o nomeado.Precedentes.4. No controle concentrado de constitucionalidade é possível que se atribua interpretação conforme a Constituição quando o texto da norma se revela plurissignificativo e dele seja possível extrair interpretação que possa implicar em ofensa ao texto constitucional. Referido método de interpretação prestigia a presunção de constitucionalidade das leis, tendo como propósito, de um lado, evitar a declaração de inconstitucionalidade da lei mediante a exclusão de interpretações em desconformidade com a Constituição, e, de outro, preservar a eficácia das normas legais no ordenamento jurídico.5. A ?scalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo a ser exercido com o auxílio do Tribunal de Contas do Estado. Nesse sentido, compete às Câmaras Municipais julgarem, em definitivo, a regularidade das contas prestadas anualmente pelos Prefeitos.6. Por revelar afronta ao regime democrático, à soberania popular e à sistemática de controle externo instituída pelo constituinte estadual, disposição normativa que atribui, ao servidor efetivo ocupante da função gratificada de Controlador Interno, o exame das contas prestadas anualmente pelo Prefeito, só pode ser considerada constitucional se compreendida à luz do caráter meramente opinativo e não vinculante dos pronunciamentos do servidor. 47. Ação direta de inconstitucionalidade procedente.