PIAA-SISBAJUD

Entenda o robô:
Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) o Robô PIAA efetua a integração do sistema Projudi com o novo Sisbajud, o Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário.

Considerando que este é um sistema externo ao Tribunal, o Sisbajud exige que o servidor do Poder Judiciário mantenha um usuário e senha lá. Você já deve saber que para utilizar a tela do Sisbajud sem o robô, deve-se acessar o site do Sisbajud (print da tela ao lado) e utilizar seu usuário/senha Sisbajud.

Para realizar a integração com o Projudi, o robô PIAA (do TJPR) precisará guardar a sua senha Sisbajud (do CNJ) para poder criar minutas e protocolizá-las em seu nome. E já é possível criar e protocolizar minutas de bloqueio de ativos também!

Neste momento encontramo-nos na Fase 3 do desenvolvimento do Robô. Ele está preparado para as seguintes funções:
  • - criar minutas;
  • - protocolizar minutas;
  • - aguardar o retorno da resposta final (com ou sem desdobramentos);
  • - devolver o PDF do retorno final para o Projudi.
  • - realizar os desdobramentos possíveis;
  • - solicitar transferências;
  • - solicitar desbloqueios;
A tela que você está lendo é a página inicial do Robô PIAA. Se você ainda não configurou o Robô para trabalhar contigo, poderá fazê-lo agora!

Ao clicar no botão acima você verá a tela de Login do Tribunal (a tela azul ao lado) e digitará a sua senha do Tribunal. É bom lembrar: se você já utilizou algum serviço do Tribunal hoje, como o Mensageiro, a tela azul não vai aparecer, pois você já estará autenticado. Não se preocupe!

Superada a tela azul, o robô verificará suas credenciais e lhe instruirá o que fazer conforme o caso.

Procedimentos realizados pelo robô (importante):
Para as Requisições de Informação, como não há desdobramentos, você poderá fazer tudo pelo Projudi. O robô criará a minuta, aguardará o PDF do Sisbajud (em regra 48h úteis depois) e entregará este PDF para sua assinatura lá no Projudi.

Para as Requisições de Bloqueio, algumas condições precisam ser observadas:
1º Pelo projudi você deve optar se o robô atuará nos desdobramentos ou não.
2º O robô ainda não tem as funcionalidades da "teimosinha" nem o "Agendar bloqueio".
3º Se você autorizar que o robô faça os desdobramentos, ele tentará fazê-lo, mas saiba que há situações de "não resposta" que o robô não tem condições de acompanhar. Um dos casos ocorre quando a instituição financeira responde ao pedido de desbloquear com uma "não resposta". Neste caso o robô tentará indefinidamente realizar o desbloqueio a menos que VOCÊ atue manualmente. Entendemos que você precisa estar ciente dessa "não resposta" para avaliar in casu a necessidade de acionar a instituição bancária ou apenas ignorar o fato e solicitar que a minuta seja LIBERADA (vide a próxima seção)
5º Se não houver mais nenhuma ação a realizar, leia-se: se for uma minuta infrutífera ou se todos os desbloqueios forem realizados ou todos os pedidos de transferência forem respondidos, nestes casos o robô capturará o PDF final e devolverá ao Projudi.
6º O processo de captura dos PDF ocorre 1 vez ao dia, sendo que o robô trabalha o tempo todo em ciclo para todo o Tribunal.
7º Se você não estiver recebendo respostas no Projudi, você pode consultar aqui no site do robô se há algum erro. O mais comum é a falha na comunicação do robô com o Sisbajud (erro n. 500). Neste caso o robô tentará novamente em 4 (quatro) horas.


Para liberar uma minuta PRESA:
Se você concluiu que a minuta deve ser interrompida e retornada ao Projudi, você deve indicar ao robô. Faça-o através desta página.
1º Acesse o sistema PIAA-SISBAJUD
2º No menu Consultar vá no item "minhas minutas"
3º Faça a pesquisa pelo número do processo ou pelo protocolo sisbajud
4º Expanda o item desejado e clique no botão Interromper.


Para habilitar a função de bloqueio de ativos:
A habilitação de bloqueio de ativos é feita via solicitação SIGA. A solicitação deve ser realizada pelo Magistrado, ocasião em que ele indicará a(s) serventia(s) que deseja habilitar, o número da agência da Caixa Econômica para onde os ativos devem ser transferidos e, finalmente, declarando que está ciente de que parte do procedimento (desdobramentos com não resposta) devem ser feitos manualmente e diretamente no Sisbajud.

Texto sugerido:
Solicito a habilitação da ferramenta cumprimento Bloqueio Automatizado PIAA - Integração Projudi - Sisbajud na ____ Vara Civel/Fazenda/Crime de _____. Informo para efeitos de cadastro e configuração que a Agência da Caixa Econômica Federal para onde serão transferidos os valores do bloqueio é a 1000xx. Tenho ciência que os desdobramentos de decisão de bloqueio deverão ser tratados manualmente.

Se você ficar com alguma dúvida, por favor, contate nossa Divisão de Atendimento ao Usuário através do endereço: https://siga.tjpr.jus.br/.

O Manual do sistema está disponível para os usuários autenticados no endereço: https://www.tjpr.jus.br/group/guest/servicos-de-ti/-/atendimentousuarios/artigo/22900.